• Sâmia Simurro

ASPECTOS DA PERSONALIDADE DE PACIENTES PORTADORES DA SÍNDROME DOLOROSA PÓS - LAMINECTOMIA LOMBAR

AUTORA: Simurro, Sâmia  A. B.; Nicoletti, Êdela A., Skarbnik, Rachel Z.


ASPECTOS DA PERSONALIDADE DE PACIENTES PORTADORES DA SÍNDROME DOLOROSA PÓS - LAMINECTOMIA LOMBAR

INSTITUIÇÃO: 

Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clinicas


INTRODUÇÃO:

Este trabalho foi realizado com 30 sujeitos adultos, com idade compreendida entre 30 e 65 anos . Era do sexo masculino 26,7% dos achados. Todos estavam em tratamento de Síndrome Dolorosa Pós laminectonia, no Ambulatório de Dor da Clinica Neurológica do Hospital das  Clinicas da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


OBJETIVOS:

A pesquisa teve dois objetivos: o de investigar a condição psicológica que estão envolvidos no tratamento dos doentes com dor lombar crônica , instrumentalizar o psicólogo no exercício de sua função e fornecer subsídios psicológicos à equipe multiprofissional que facilitasse a atuação frente aos seus doentes.


METODOLOGIA:

Coleta de dados deu-se através de entrevistas semi-dirigidas e da aplicação dos testes Index Experimental Crown Crisp e Desenho da Figura Humana de Machover. Através dos instrumentos citados, foi possível fazer um levantamento quantitativo e qualitativo dos componentes emocionais dos sujeitos.


RESULTADOS:

Os dados permitiram ampliar a compreensão afetivo-emocional desses pacientes. Os aspectos de personalidade mais frequentes foram a ansiedade, fobia, somatização, obsessão e depressão, além da presença de comportamento infantil, sentimentos de inferioridade e inatividade foram evidenciados. A vivência do corpo é sentida como algo ruim, a esperança de cura é pouca e o sofrimento não parece ter solução. A inatividade,falta de condições para o trabalho, provocam dependência, baixa auto-estima e qualidade de vida rebaixada.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A percepção desses indivíduos sugere a necessidade de atuação terapêutica integrada. O trabalho psicológico beneficiaria e instrumentalizaria a equipe de saúde envolvida na condução terapêutica de tais casos para lidar com o sofrimento psíquico que se associa à dor crônica.


#dicasdeblog #WixBlog

0 visualização

Psicologia & Coaching

Telefone - SER
Email - SER
Facebook - SER

+55 11 3284-5337 

ser@ser-psi.com.br

 

Av. Brigadeiro Luís Antônio,2503, cj 14, Jardim Paulista, São Paulo - SP

Telefone - Rachel
Email - Rachel
Linkedin - Rachel

+55 11 97206-4478

rachel@ser-psi.com.br

Rachel Skarbnik

Telefone - Sâmia
Email - Sâmia
Linkedin - Sâmia

+55 11 97206-4476

samia@ser-psi.com.br

Sâmia Simurro

© 2019 por SER-PSI